Re: [GTER] Redundância de Servidores

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Fri Feb 18 12:49:12 -02 2005

> - O mx principal cai, e então (acredito eu) as mensagens serão recebidas
> pelo próximo mx (de acordo com a prioridade..), então então quando o seu mx
> principal voltar como sincronizar as mensagens entre os servidores? Existe
> alguma solução ou só na raça?

O MX secundário deve apenas enfileirar o e-mail, não se considerar
destino final dos e-mails. Assim, a política padrão de tratamento de
fila se aplicará; algum ajuste específico para o seu domínio pode se
mostrar util.

Outra possibilidade é, quando do retorno do MX principal, o secundário
receber um comando de ETRN para esse domínio, o que fará ele disparar
o envio naquele momento.

> - é funcional colocar dois registros A para o webserver, para quando o
> principal cai, o backup entra em ação.. por exemplo
>
> www IN A 200.200.200.200
> www IN A 200.100.100.100

É funcional, mas não é primário/backup, é balanceamento.

> Qual o critério para isso? Os resolvers vão sempre olha o primeiro da lista
> e vão resolver, se estiver offline passa para o próximo... ou vai resolver
> randomicamente?

Sim, aleatoriamente. Uma possibilidade para ser primário/backup é
construir um tipo de portal de entrada e redirecionar para o primário
se ele estiver funcionando.
O cliente acessaria http://www.sitesempredisponivel.com.br; lá algo
diria para ele ir para http://200.200.200.200 ou
http://200.100.100.100. Uma correta construção de frames manteria o
sitesempredisponivel.com.br como endereço visto no browser e para
reload da página.

Rubens