[GTER] Redundância de Servidores

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Fri Feb 18 12:38:00 -02 2005

On Fri, 18 Feb 2005, alexandremh wrote:

> - O mx principal cai, e então (acredito eu) as mensagens serão recebidas
> pelo próximo mx (de acordo com a prioridade..), então então quando o seu mx
> principal voltar como sincronizar as mensagens entre os servidores? Existe
> alguma solução ou só na raça?

as mensagens ficam enfileiradas, o mx secundário tenta periodicamente
enviá-las para o mx titular. não há necessidade de qualquer configuração,
esse já é o comportamento normal de um MTA.

> - é funcional colocar dois registros A para o webserver, para quando o
> principal cai, o backup entra em ação.. por exemplo
>
> www IN A 200.200.200.200
> www IN A 200.100.100.100

você dividirá carga entre os dois, aqui não existe preferência, como no
caso do mx. mas se voce está pendurado em dois provedores o jeito certo de
fazer dual-home é usar um protocolo de roteamento dinâmico (BGP4) e ter
seu próprio sistema autônomo e conjunto de IPs. Qualquer outra coisa é
gambiarra.

> Qual o critério para isso? Os resolvers vão sempre olha o primeiro da lista
> e vão resolver, se estiver offline passa para o próximo... ou vai resolver
> randomicamente?

não, quando não há preferência explícita os registros são consultados em
'round-robin', isto é, ABCD, depois BCDA, em seguida CDAB, ...