[GTER] Re: Re: Re: Qmail - Cluster

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Feb 1 15:30:37 -02 2005

On Tue, 1 Feb 2005, Anderson Nadal wrote:

> Todo software tem bug, inclusive os utilizados pela NASA, nao esqueca
> que 2 onibus espaciais literalmente foram pro espaco. :)

em nenhum caso, que eu saiba, por causa de bug de software.

eu acho que esta conversa está ficando meio besta. mail-toasters podem ser
feitos com praticamente qualquer MTA, até o bom e velho sendmail
incrementado com LDAP dá bem no couro. que tal parar com essa ridícula
querela religiosa de postfix x qmail?

quanto a ter um volume imenso de mensagens, sem ser um UOL da vida, convém
verificar se você não está aceitando um número imenso de spams e gerando
também um número imenso de bounces porque não faz verificação da validade
dos endereços de destinatário no envelope. o qmail, por default, não faz
tal verificação e sofre ataques de spammers que enviam mensagem para todo
o dicionário at domínio.