[GTER] Qmail - Cluster

Rodrigo Campos camposr at gmail.com
Tue Feb 1 14:22:07 -02 2005

On Tue, 01 Feb 2005 13:52:50 -0200, Juliano Primavesi - Cyberweb
Networks <juliano at cyberweb.com.br> wrote:

> O que voce pode fazer com qmail e funciona, que deixa o servidor mais
> rapido, é colocar a queue em uma ramdisk (512 mb eh suficiente e como
> servidor de emails nao usa muita ram, ainda vai sobrar), colocar o smtp
> de saida em outra maquina, com todo o banco de dados de autenticacao em
> mysql e, de repente colocar 1 ou 2 mx, com a queue em ramdisk, gravando
> os emails via nfs no servidor pop3/imap.

E o que acontece se (a fonte queimar|faltar luz|tropeçarem no cabo de
força|you-name-it) ?

Perde tudo o que está na fila, tudo que está transiente, todos os
bounces enfileirados, etc ?

Sinceramente, acho uma idéia bastante infeliz.

E dizer que servidor de e-mail usa pouca memória RAM é uma questão
relacionada com a escala com que esse servidor trabalha.

--
Rodrigo Campos