[GTER] Re: Qmail - Cluster

Adriano Nagelschmidt Rodrigues anr at estadao.com.br
Tue Feb 1 14:19:43 -02 2005

Juliano Primavesi - Cyberweb Networks writes:
> Existem *projetos* de cluster para qmail, mas nada muito funcional como
> o Postfix.

[snip]

> Como eu disse, funciona, mas nao vai durar muito tempo. O qmail tem um
> sério problema de escalabilidade, pois ele nao foi feito para uma
> operacao de grande escala, mas sim, para pequenos servidores domesticos
> ou para suportar poucas contas de email.

[snip]

Em vez de fazer afirmações na base do que você ouviu falar, seria
melhor pesquisar um pouco antes.

  http://www.qmail-ldap.org/

  It primary target are mail servers POP toaster with huge numbers of
  users (from thousands up to millions) which are usually found at ISPs
  and Enterprises.  These millions users are actually true and
  confirmed! qmail-ldap is in full production use at many large ISPs and
  Enterprises.

  [Among its] greatest features: Native mail server clustering

O Yahoo usa qmail. Antes do Hotmail ser convertido de FreeBSD para a
plataforma MS, também usava (para outgoing mail).

--
Adriano