[GTER] Controle e Log de tráfego SMTP e IMs

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Thu Dec 8 15:01:57 -02 2005

OI,

	Email: O qmail pode ser configurado com um patch chamado qmail-tap que
armazena uma copia de tudo que passa por ele (ele pode ser configurado
também por dominios ou ER). O patch foi criado por causa da nova
legislação americana que passa a exigir esse tipo de registro para
determinados tipos de empresa. Dependendo do MTA usado, dá para fazer
coisas parecidas.

	IM: por acaso essa semana um colega me questionou o mesmo. Achamos um
programinha chamado imsnif, que é baseado na libpcap, capaz de fazer o
log dos IMs num arquivo txt.

	A questão de organização vai ficar por sua conta... mas não é dificil
fazer algo usando scripts e o cron para ir colocando os logs dentro de
diretorios organizados por ano/mes/dia.

On Qui 08 Dez 2005 11:44, Isamp wrote:
>  Olá amigos.
>
>  Pergunto aos colegas de lista se em suas empresas ou redes que
>  administram foi discutido e/ou implementado algum tipo de
> monitoramento e log de tráfego SMTP e Instant Messengers (IRc ICQ
> MSN).
>
>  Especificamente, quando falo de log me refiro a algum serviço que
> COPIE todas as mensagens SMTP e IM que trafegam inbound e outbound,
> mas que as armazene de forma estruturada, legivel. (de preferencia em
> ambiente linux e Opensource, mas soluções propietárias serão
> examinadas com carinho).

> [...]

Christian Lyra
POP-PR - RNP

http://lyra.soueu.com.br

  ``The rules of programming are transitory; only Tao is eternal.
Therefore you must contemplate Tao before you receive enlightenment.''
  ``But how will I know when I have received enlightenment?'' asked the
novice.
  ``Your program will then run correctly,'' replied the master.
						The Tao Of Programing