[GTER] Projeto Gigabit

giulianocm giulianocm at uol.com.br
Mon Aug 29 19:51:37 -03 2005


Boa noite,

A respeito do seu projeto, acredito que seria interessante voce pensar numa estrutura que suportasse equipamentos empilhaveis ou chassis em alguns pontos da sua rede ... ou alguns roteadores IP com switches L2.

Os equipamentos chassis (sw L3) sao escalaveis, conforme a sua necessidade e sua capacidade financeira. Assim, acontece tambem com equipamentos empilhaveis cujo backplane geralmente e interligado por tecnologia apropriada do fabricante.

Muitas empresas hoje desenvolvem produtos que poderao lhe atender. Alguns nome estao abaixo:

- Foundry
- Extreme
- Cisco
- Avaia
- Huawei
- Enterasys
- 3COM
- Juniper
- Force10

E muito importante que voce analise em detalhes o seu modelo de trafego atual com um bom planejamento de crescimento, para que voce faca um bom investimento nos equipamentos e nas quantidades mais adequadas (de acordo com o seu projeto de topologia).

No caso de comprar Switches com capacidade de roteamento, pode-se pensar em algumas funcionalides como:

- Chassis ou Stack baseados na tecnologia fast, giga ou 10 gia eth.
- Roteamento IPv4 unicast e multicast em hardware (ASIC dedicado)
- Plano de controle e de roteamento bem definidos e se possivel ... separados em hardware com matriz de comutacao capaz de realizar multicast (+ dificil)
- Roteameno IPv6 unicast e multicast em hardware (ASIC) 
- Rate Limiting in e out simultaneos aplicaveis por interface (em hardware)
- Filtros de pacotes por portas fisicas ou logicas aplicados simultaneamente in e out em hardware
- Capacidade de manipular pacotes ou quadros com QoS (marcacao, classificacao, priorizacao, descarte) nas interfaces logicas ou fisicas de saida. Preferencialmente dois metodos simultaneos aplicaveis nas filas: strict e weight
- Redundancia dos elementos principais da arquitetura: gerenciamento, fontes, ventiladores, switch fabric.
- Funcionalidades importantes de L2 para resiliencia e protecao do trafego.
- Equipamentos que trabalhem com os principais protocolos do mercado em L2 e L3, tentando ao maximo utilizar de padroes abertos e nao proprietarios ... devido a interoperabilidade
- Capacidade de espelhar portas para analise de trafego por netflow, cflowd ou sflow.
- Capacidade de realizar analise estatistica do trafego L2 e L3
- MPLS ???
- Servicos em L2 com aneis resilientes

Esses requisitos podem ser atendidos por varios fabricantes de equipamentos atuais ... mas e preciso fazer uma analise de custo/beneficio ... no caso de se comprar toda essa capacidade agora. Ao mesmo tempo ... voce pode pensar em realizar investimentos que durem no minimo 3 anos para sua empresa.

Outro lado da moeda seria investir em switches L2 apenas com processamento baseado em ASIC e comprar 1 ou 2 roteadores IP com portas giga para trafego de grande porte ... com roteamento baseado em ASIC dedicado... levando todos os servicos aos usuarios em L2.

Cuidado apenas por nao comprar switches GIGABIT com baixa capacidade de processamento em ASIC ... pois um ataque DoS ou um streaming multicast de 2 Mbps ... podem acabar com a sua rede ... deixando-a indisponivel.

Att,

Giuliano



More information about the gter mailing list