RES: [GTER] voice over velox

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Fri Sep 17 12:50:26 -03 2004

> Agora a luta é para fazer o ADSL ser como no resto do mundo: voce contrta
> serviço com um provedor e ele tem a sua saida ao backbone com quem ele
> quiser.

Na grande maioria dos casos, o que acontece é que o serviço de última milha
e o backbone IP são do mesmo fornecedor... os poucos provedores DSL de
espelhos nos EUA sofrem amargamente, e na Europa nem há ofertas
competitivas... o que em geral acontece por lá é a existência de mais um
tipo de acesso banda-larga (TV a cabo, ADSL, rádio, fibra dedicada), com
competição entre ele.

> Mas aí é outra briga judicial (que já está em curso) contra o monopólio da
> Telefonica.

Eu não tenho conhecimento de nenhuma briga judical contra o monopólio da
Telefônica... só tenho visto ações contestando a venda casada entre Speedy e
ISP. Quem poderia questionar o monopólio são os ISPs, mas a exceção do caso
Fácil Internet x Telemar, todos parecem ter submetido à nova ordem e deixado
inconteste a venda casada entre acesso ADSL e backbone IP da operadora.

Rubens