[GTER] DMZ com roteador

Alex Soares de Moura alex at rnp.br
Wed Sep 15 09:22:32 -03 2004

Rubens Marins wrote:

>Ola a todos,
>
>Preciso implementar uma DMZ

[cut]

>Assim gostaria de saber a opnião dos demais sobre
>modelos/marcas de roteadores que poderiam ser utilizados para fazer
>isto.
>
>A seguir alguns detalhes sobre o projeto:
>A Rede é 100Mbit/s e não ha plano nem em médio prazo de mudar para Giga.

[cut]

>O roteador precisa ter 4 interfaces de rede, não precisa ter saida serial.
>Precisa aguentar no minimo os 100Mbit/s de tráfego .
>
>Se tiverem outras sugestões com soluções non-free eu agredeceria.

Se  a idéia é aumentar segurança, equipamentos roteadores não seriam os
mais
indicados para esta aplicação. Um modelo de roteador simples da Cisco,
por exemplo,
pode implementar filtros de pacotes, mas não é tão eficiente quanto um
stateful
firewall especializado.

Existem appliances (SOHO) de fabricantes diversos, como Checkpoint,
SonicWall,
WatchGuard, Netscreen, Symantec etc., que possuem as características que
você procura.
"Just Google it".

>PS: eu andei pesquisando com cisco e não acreditei que um roteador
>(novo) da serie 2600 custa 20k dolares, o preco e mais ou menos este
>mesmo ?

É mais ou menos isso mesmo.

Sds,

Alex