[GTER] Alterar a Infra-Estrutura de Mail ?

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Tue Sep 14 17:17:58 -03 2004

Olá Fabrício,

Não conheço o postfix, mas pelo que eu já ouvi a respeito parece ser muito
bom.
Eu uso uma versão modificada (por nós) do qmail, e mesmo estando em uma
única máquina, separo por diferentes IPs o POP, SMTP e o MX.
A razão é simples: se algum dia eu quiser colocar o SMTP ou POP em um
servidor separado, será simples, além de outras facilidades. No caso do
qmail, como eu rodo o MX em um IP, e o SMTP em outro, eu só coloco os
filtros mais pesados, como consulta à blacklist, verificação de SPAM, etc,
etc no MX. Para mandar e-mail pelo SMTP, basta estar autenticado.
Outra vantagem de usar IPs separados é poder utilizar blacklist sem se
preocupar em bloquear usuários do servidor que usam o SMTP. Se o IP fosse o
mesmo seria possível que um usuário ADSL com IP em blacklist não acessasse o
servidor, mas com o MX separado, o problema não ocorre.
Meu servidor processa umas 200 mil mensagens por dia, entre 20 mil contas de
e-mail. Como o número de mensagens do seu servidor é muito baixo, 1 servidor
só dá conta do recado. E como processamento não deve ser um problema, você
pode usar e abusar de SpamAssasin, antivirus e tudo quanto é filtro que não
irá sobrecarregá-lo.

--
Marcelo Coelho
marcelo at tpn.com.br