[GTER] Alterar a Infra-Estrutura de Mail ?

Fabricio Luiz Machado soproman at yahoo.com.br
Tue Sep 14 12:59:05 -03 2004

Minha Infra-Estrutura atual:

============================
Servidor: Apenas 01, com os três serviços: MX, pop e smtp interno.
Mensagens processadas diariamente: 4000
MTA utilizado: Sendmail
as features dnsbl e access_db: 1300
Número de usuários: 130
============================

  Estou pensando em migrar para postfix (apesar do sendmail nunca ter
me dado problemas), pois quando se usa opções mais avançadas, acredito
que o posfix se torne mais simples de se administrar, dentre outras
vantagens que "ouço" pela internet. (estou correto) ?

 Apesar de estar bloqueando a grande maioria dos SPAMS diretamente no
sendmail, gostaria de aumentar a eficácia, provavelmente com a API
milters e greylisting.

 Na opinião de vocês qual MTA é mais indicado hoje em dia ?
 Pelo que andei estudando, a separação do MX, do POP e do smtp interno
em servidores diferentes facilitam bastante o combate contra o SPAM,
além do sistema se tornar melhor "administrável", correto ?

 Apesar da minha infra-estrutura não ser lá "estas coisas", gostaria
muito da opinião de vocês, pois estou realmente em dúvida sobre
realizar ou não estas alterações.

Obrigado!

Fabricio.