[GTER] 802.11g ou 54g?

Marcello de Lima Azambuja azambuja at del.ufrj.br
Mon Sep 13 17:25:52 -03 2004

Em relação a pergunta original, que acredito ser a do tópico ( 802.11g
ou 54g? ) acho que não há distinção entre tecnologias.

Pelo que vi rapidamente no google o 54g é apenas um nome mais fácil
para marketing do que IEEE 802.11g, chamando a atenção também para
a taxa de 54Mbp/s.

Como o Gustavo falou, acredito que a comparação de tecnologias que
pode ser considerada é nos padrões 802.11g, 802.11a e sem esquecer
do velho 802.11b.

Basicamente a comparacação pode ser resumida em:

802.11b - barato, larga utilização, taxa de 11Mbp/s
802.11g - custo moderado, utilização crescente, taxa de 54Mbp/s
802.11a - custo relativamente alto, pouca utilizacao, 54Mbp/s

Complementando o comentário do Gustavo, o padrão 802.11a opera
no espectro de 5 GHz que teoricamente possui menor utilização.
Entretanto o alcance nessa faixa de frequencia é menor do que
na faixa de 2.4GHz (802.11b/g).

Em relação aos telefones sem fio, já existem também na faixa de 5GHz,
apenas não são muito comuns AINDA aqui no Brasil. Quanto ao forno
de microondas, se o isolamento do mesmo não está limitando a atuação
das ondas dentro do forno você provavelmente terá problemas de
saúde mais sérios para se preocupar. :)

Quanto ao número de canais, o 802.11b/g dispõe de 14 canais e não 3.
Uma boa referência pode ser encontrada no sitr da cisco:

http://www.cisco.com/univercd/cc/td/doc/product/wireless/airo1200/accsspts/ap120scg/bkscgaxa.htm

[]s,

Marcello Azambuja

On Mon, Sep 13, 2004 at 03:48:37PM -0300, Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque wrote:
> Entre 802.11g e 802.11a, ambos operam com velocidades de até 54Mbps,
> para aplicações corporativas, eu ficaria com o 802.11a.
>
> O 802.11a opera no espectro de frequência de 5 Ghz, que não sofre
> interferência de dispositivos bluetooth, telefones sem fio nem fornos
> de microondas.
>
> Além disso, o padrão 802.11a dispõe de 12 a 24 canais de rádio, em
> oposição aos 3 canais dos padrões 802.11b e g.
>
> Um abraço, Gustavo Albuquerque

Marcello de Lima Azambuja    http://www.del.ufrj.br/~azambuja
PGP A5B5649F  FEC9 32F3 6CF4 FC57 75D9  06CF B959 F95E A5B5 649F