[GTER] Balanceamento de carga

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Wed Sep 8 10:46:47 -03 2004

A, e
> Entendi, quer dizer q poderia tratar a rede com um grupo multicast de
> gateway para a ida.
> No universo dos ISPs fornecedores do link como ficaria a rota de
> retorno, ja q nao temos divulgacao nenhuma de rota? Ou mesmo q o ISP
> divulgasse a rota ele faria o ajuste? Queria ver algo transparente, sem
> envolvimento do ISP para implementar essa tecnica.

Não existe. Sem envolvimento do ISP, o jeito é ter links independentes,
fazer balanceamento por sessão entre os links e NAT condicional (garantir
que o tráfego saindo por um link tenha IP origem desse link). O que pode
inclusive ser feito com ISPs diferentes, o que melhora a disponibilidade
ainda mais.

Se você quer redundância com balanceamento e seu ISP não tem, troque para um
que tenha...

> Certo, mas isso nao balanceia o retorno de pacotes.

VRRP não faz balanceamento... o que descrevi apenas estabelece simetria de
tráfego.

Rubens