[GTER] Balanceamento de carga

Edgar Shine edgar at ig.com.br
Tue Sep 7 23:53:13 -03 2004

Em Seg, 2004-09-06 às 10:40, Rubens Kuhl Jr. escreveu:
> O pacote vai para todos os dispositivos, e eles combinam uma estratégia de
> balanceamento entre si.
> Exemplo: todo hash de IP origem/IP destino que seja par é tratado pelo A, e
> todo ímpar pelo B.
Entendi, quer dizer q poderia tratar a rede com um grupo multicast de
gateway para a ida.
No universo dos ISPs fornecedores do link como ficaria a rota de
retorno, ja q nao temos divulgacao nenhuma de rota? Ou mesmo q o ISP
divulgasse a rota ele faria o ajuste? Queria ver algo transparente, sem
envolvimento do ISP para implementar essa tecnica.

> Prioridade do VRRP: o dispositivo primário tem uma certa prioridade, o
> secundário menor. Na ausência do primário, o secundário assume as funções
> daquele gateway. O que eu descrevi é a idéia de que um dispositivo baixe sua
> prioridade numa outra interface (que seria o uplink) em função da queda de
> outra interface (ou perda da eleição VRRP nela)
Certo, mas isso nao balanceia o retorno de pacotes.

sds,
Edgar