[GTER] Balanceamento de carga

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Sat Sep 4 13:36:35 -03 2004

> Nao me lembro q HSRP ou VRRP fizessem balanceamento de carga. Pensei q
> eram usados para contingencia.

Não fazem... o que se usa para balanceamento de carga não é nem um nem
outro, é colocar um MAC multicast no gateway.

> Sendo q apenas UM mac address pode ser dono do Virtual IP q uma rede LAN
> enxergaria, como funciona o algoritmo de balanceamento de carga se ele o
> gateway dessa rede?

Um endereço multicast pode estar em mais de um dispositivo.

> Supondo q haja a resposta para a questao da saida (poderia ate mesmo
> usar algum equipamento entre os roteadores e a rede para fazer o
> balanceamento para as duas interfaces virtuais, mas isso implica q o
> HSRP NAO faz o balanceamento), como se comporta o retorno do trafego?
> Tbm ficaria uniforme? E como a prioridade do retorno eh definida?
> Poderia fazer um balanceamento por packet flow para evitar inversoes de
> pacotes, mas isso eh feito aonde?

Existe um outro jeito que é o VRRP track: o dispositivo que perde a
interface com a LAN, diminui sua prioridade também no uplink, fazendo com
que o outro dispositivo faça take-over do tráfego nos dois sentidos.

Rubens