[GTER] Descobrindo conexões de um AS (Era: Obtendo informações de um invasor)

Giovanni P. Tirloni gpt at tirloni.org
Wed Oct 13 10:12:24 -03 2004

Lao DanTong wrote:

> excelente ponto lvantado pelo Durval!

> mas isso é previsível, a Litoral Internet Ltda. tem AS próprio e
> provávelmente tem múltiplas conexões.
>
> by the way...
>
> $ whois -h whois.nic.br AS23105
> aut-num:     AS23105
> owner:       COASTAL WAY ATIVIDADES DE INFORMATICA E CONEXAS LT
> ownerid:     000.912.633/0001-76
> responsible: Maurício Pereira de Araujo
> address:     Av. Ana Costa, 121, 91
> address:     11060-001 - Santos - SP
> phone:       (013) 3229-9000 []
>
> e viva o 'whois'!

Olá,

  Se eu utilizar um looking glass [1] e fazer uma pesquisa com
expressão regular do número do AS posso considerar todos os
ante-penúltimos AS'es no caminho como sendo *todas* as conexões que
aquele AS possui ?

  Por exemplo, nesse AS da Litoral eu encontro diversas rotas
possíveis partindo de Amsterdam. Os unicos AS'es antes do 23105 são o
10429 (Telefonica) e 4230 (Embratel). Posso considerar estes dois como
os upstreams deles?

  Apenas uma curiosidade de iniciante em protocolos de roteamento.

  [1] - http://www.ris.ripe.net/cgi-bin/lg/index.cgi

--
Giovanni P. Tirloni