[GTER] Tarifar cliente / quanto de banda

Jorge Godoy godoy at g2ctech.com
Fri Oct 8 11:56:07 -03 2004

Rija <ricrija at gmail.com> writes:

> [...]
> routers, firewalls, IDS, etc para prover serviços aos nossos clientes.
> O cliente pagará uma taxa mensal para utilizar os nossos serviços e
> todos os equipamentos serão disponibilizados pela operadora de
> telecom.
> A operadora me cobra X pelo router do cliente, Y pelo router Core,
> mais Z do IDS, firewall, link de internet, fr, mpls, etc.
> Dúvida: como eu posso fazer uma calculo para saber qual o custo que eu
> tenho com cada cliente ? Quero contar tudo. Não é só o aluguel do
> router CPE e divisão do router core. Tenho firewalls, banda, etc.

Você tem que fazer a composição de custos...  Não há outra maneira para
obter-se os valores que refletem os teus custos.  Coloque tudo em uma
planilha, divida pelo número de clientes, calcule a taxa de retorno
desejava, veja o período no qual você deseja recuperar o investimento,
etc.

> 2. Alguém têm alguma referência do quanto é necessário de banda para
> disponibilizar aos clientes. Exemplo: tenho 500 terminais na rede,
> então a sua banda de Internet deve chegar perto dos 5 mbps.

Varia de acordo com a aplicação e deve ser dimensionada também de acordo
com ela.  O uso, por exemplo, de 500 terminais só com email é diferente
de 500 terminais com web e também de 500 terminais rodando alguma
aplicação remota acessando um servidor de banco de dados, etc.

Sds,
--
Godoy.      <godoy at g2ctech.com>

Consultoria e serviços em redes Linux, FreeBSD e Windows.
Desenvolvimento de software e projetos. Treinamentos.
Telefones: +55 (41) 8807-1545     /    +55 (41) 362-7020
Curitiba, Paraná - Brasil         http://www.g2ctech.com