[GTER] Re: Problemas na Brasil Telecom?
Marcus Grando
marcus at sbh.eng.br
Mon Nov 29 10:35:08 -02 2004
Pequena a lista de problemas deles:
200.203.129/24
200.203.132/24
200.203.135/24
200.203.137/24
200.203.138/24
200.203.139/24
200.203.140/24
200.203.141/24
200.203.142/24
200.203.143/24
200.203.145/24
200.203.147/24
200.203.148/24
200.203.149/24
200.203.150/24
200.203.151/24
200.203.152/24
200.203.153/24
200.203.159/24
200.203.162/24
200.203.164/24
200.203.165/24
200.203.166/24
200.203.167/24
200.203.171/24
200.203.174/24
200.203.175/24
200.203.178/24
200.203.179/24
200.203.180/24
200.203.182/24
200.203.185/24
200.203.187/24
200.203.188/24
200.203.189/24
200.203.191/24
200.203.194/24
200.203.207/24
200.203.209/24
200.203.216/24
200.203.221/24
200.203.226/24
200.203.227/24
200.203.231/24
200.203.235/24
200.203.240/24
200.203.241/24
200.203.246/24
200.203.247/24
Bem que eles podiam colocar na cron algo assim:
#!/bin/sh
if [ -n "$1" ]; then
INET=0
whois $1 | while read i; do
if [ "${i:0:7}" = "inetrev" ]; then
TMP=${i#inetrev:}
INET=1
fi
if [ $INET -eq 1 ]; then
STATUS=$(echo $i | egrep "(UDN|TIMEOUT)")
if [ "$STATUS" != "" ]; then
echo $TMP
INET=0
fi
fi
done
else
echo "Falta parametro"
fi
Silmar A. Marca wrote:
> Tive problemas similares até a semana retrasada. Não só em servidores
> internacionais, mas tambem em servidores nacionais.
>
> Um telnet mx.uol.com.br 25 demorava aproximadamente dois minutos e meio só para
> aparecer o banner 220 do smtp.
>
> Motivo: as maquinas de DNS reverso da brasiltelecom estão dando timeout, como
> consequencia o DNS reverso demora muito para acontecer (digo, para não
> acontecer). Descobri que a maquina denominada Jubarte (primária) e a denominada
> Golfinho (secundaria) não respondiam. A solução foi demorada como sempre devido
> a burocracia: os consultores locais estavam como sempre perdidos no assunto, a
> assistencia técnica desavisada e o que faziam era apenas "testar o link fisico"
> e o PIOR, falar para nossos clientes que o defeito era em nossos servidores
> Linux (o que eu achei a maior sacanagem).
>
>
> 1) Como verificar: se este é o problema: acesse o registro.br, digite lá o ip
> do servidore que está com problema. Ache na lista a faixa que pertence tal
> servidor e verifique do lado o estado. Se tiver TIMEOUT (GOLFINHO) ou UDN
> (JUBARTE) é este o problema.
> 2) Como resolver: Se for este o problema ligue para o "Centro Nacional Falhas"
> (este passo demorei pra achar, vcs nao imaginam o quanto!). O telefone é o 0800
> 6443017, opcao 2. A pessoa que me atendeu é o senhor Diego, resolvendo o
> problema imediatamente, o que comprova que é a burocracia que emperra as coisas
> e ainda existe solução nos problemas nos grandes servidores: só achar a pessoa
> certa.
> 2a) Envie um email para "aplicacoescriticas at brasiltelecom.com.br e/ou
> trocadns at brasiltelecom.net.br" informando o problema com cópia para o senhor
> Diego "diegog at brasiltelecom.com.br".
>
> OBS: Aproveite se quiser para dar um nome reverso de um dominio da sua empresa
> ou solicitar delegação disto. Solicite ao senhor Diego as instruções que serão
> passadas através de um PDF.
>
>
> Vale a pena lembrar que as faixas com problemas são /16. Ao arrumar 2 faixas
> apenas o problema de Foz do Iguaçu inteira foi resolvida... Melhor pra vc,
> melhor ainda pra os outros! :-)
>
> <Reverso: ruim com ele, pior ainda quando não responde!>
>
>
> Cordialmente, Silmar A. Marca
> GrupoGSN - Desenvolvimento, Implantação e Verificação de Servidores
> Profissionais baseados em Linux/Novell
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