[GTER] Medição de latência de rede.

Marlon Borba mborba at trf3.gov.br
Fri Nov 26 12:28:44 -02 2004

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque wrote:
> Ele precisa fazer análise L7 de todos os pacotes?

Tem, porque é preciso dizer para ele quais as aplicações
objeto de redução e também quais devem ser priorizadas num
sistema de QoS ponta-a-ponta.

> Não há possibilidade de se criar atalhos?

Lamento pela ignorância, mas:- como assim, atalhos?

> A maneira mais prática, ao meu ver, é, idealmente, fazer um teste com
> e sem esse aparelho.

Isso está sendo feito, de forma empírica, ou seja, anotando
os lapsos de tempo das aplicações antes e depois do
equipamento. No entanto gostaria de ter uma forma, digamos,
mais precisa de medir isso, e que fosse automatizada. Além
disso, usei hping2 para medir o tempo médio de conexão a uma
aplicação e percebi que para aplicações filtradas e
reduzidas pelo Peribit ocorre de fato um ganho (em média da
ordem de 30% a 50%, o que já é bem razoável).

> Alternativamente, coloca o aparelho lá, liga a inspeção e compressão,
> mede a latência, desliga a inspeção e compressão, mede a latência
> novamente.

Ditto.

> A empresa em que trabalho costuma usar o Smartbits como um dos
> equipamentos para fazer testes de performance em alguns dos produtos
> que fabricamos, não sei se eles tb o usam pra medir latência.
>
> http://www.spirentcom.com/analysis/product_line.cfm?PL=33&wt=2

Equipamento? $$$? Não dá. Gostaria de medir isso por meio de
"software".

[]s,

M.