[GTER] Medição de latência de rede.

Marlon Borba mborba at trf3.gov.br
Fri Nov 26 12:14:39 -02 2004

Srs.,

Estamos testando um daqueles redutores de seqüências (equipamentos que
efetuam compressão de dados em tempo real) da Peribit (www.peribit.com).

Segundo a empresa que o distribui no Brasil (www.isocti.com.br), "Em
todas as redes onde existem Peribits, a latência introduzida pelo
equipamento é muitíssimo menor que a latência já existente ('na verdade,
insignificante'), de forma que não prejudica o bom andamento das
aplicações."

Há algum meio de eu conseguir medir, independentemente do dispositivo,
de quanto é essa latência que ele introduz? Confesso que a afirmação do
distribuidor do Peribit me parece "milagreira", uma vez que o
equipamento está em uma topologia de rede tal que precisa analisar os
"headers" IP dos pacotes e o "payload" deles para saber se comprime e
envia para o destino, se deixa passar sem processamento ou se
simplesmente ignora o pacote, e isso exige poder de processamento...
Acho que isso deve ser possível com a utilização de ASICs dedicados, não?

[]s,

M.