RES: [GTER] Newbie

Aristeu Gil Alves Jr suporte at wahtec.com.br
Tue Nov 16 10:29:32 -02 2004

Ao meu ver, duas coisas devem ser controladas em listas: Newbies e Trolls.

Primeiro, newbies devem ser apontados para FAQs da lista ou da entidade.
Caso exista uma pergunta que não seja respondida na FAQ, inclua, mande
googliar ou aponte um livro. Acaba rapidamente uma discussão desnecessária,
além de mostrar educação/cordialidade e exige o mínimo de esforço. Até um
guru pode fazê-lo. Eu mesmo já recebi duas vezes "read the fucking FAQ" de
gurus. Na segunda, aprendi...:) Realmente funciona, não ofende ninguém (eu
acho), e cria uma conduta naturalmente seguida. Na adesão da lista, devem
existir mensagens claras orientando pra isso.

Trolls eu não sei como combater. Com idéias bem colocadas desde o inicio
talvez.

[]'s
Aristeu