[GTER] Dúvida : IP do Brasil, Whois aponta exterior

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Nov 11 15:51:36 -02 2004

On Thu, 11 Nov 2004 jessyk at moomia.com wrote:

> sim, entendi, ou melhor, pensei que tinha entendido, é do brasil mas é o
> tal do hosting externo né?

NÃO, é no Brasil mesmo, porque o SERPRO com a baita infra-estrutura que tem
iria hospedar fora? nem todo endereço IP do brasil começa com 200 ou 201.
exemplo:

$ host -t a www.inpe.br
www.inpe.br has address 150.163.105.7

Isso fica em São José dos Campos, São Paulo, Brasil.

> bom, isso de ser mais barato eu sei, mas apenas qdo o site é .com não da
> forma como está acontecendo (.gov.br), tá mas isso é curiosidade.

espero ter rexolvido a curiosidade, e voce está misturando as bolas ao
misturar endereço IP com domínio (.gov.br), não tem absolutamente nada a ver.

> "não, o servidor SMTP RECEBE mensagens. qualquer máquina as envia. o que voce
>
> SMTP envia mensagens, não?!?!? desculpe se me expressei de forma confusa,

o servidor SMTP, cujo termo técnico mais adequado é MTA (mail transport agent)
tanto envia quanto recebe, mas só age como servidor quando recebe, quando
envia ele faz o papel de cliente. qualquer máquina pode ser cliente de e-mail,
até usando o bom e velho telnet pela porta 25.

> por "navegando" quis dizer que ele estava usando esse ip para acessar a
> web e não apenas para envio de emails.

Hã? o que tem a web a ver com e-mail? voce tem algum registro de servidor web
e quer correlacionar com algum e-mail recebido? continua confuso.