[GTER] [OT] - Raid sem destruir dados

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Nov 11 10:26:19 -02 2004

On Thu, 11 Nov 2004, Fabricio Luiz Machado wrote:

> Não, pois você deve alterar o tipo dos filesystems (não me lembro o
> tipo) para utilizar o RAID.
> E depois disto, vc precisa formatar... então não dá.
> O que vc pode tentar fazer é usar o "dd" para fazer um espelho da
> partição em um outro HD e depois que seu RAID estiver OK, vc usa o "dd"
> para adicionar os dados devolta...
> Não sei se funcionará bem, mas podes tentar...

se for outro tipo de filesystem não funciona, por exemplo, ext3 no disco
original, reiser no raid. recomendo em vez disso o bom e velho tar para salvar
o conteúdo original e para restaurá-lo no novo ambiente. tem as seguintes duas
vantagens: é mais rápido que o dd por não copiar blocos não ocupados, o dd
copia cegamente e aproveita para desfragmentar o fs.