[GTER] Off-topic - memoria no linux

Alberto Bengoa alberto at bengoa.com.br
Wed Nov 10 11:33:00 -02 2004

david at infonet.com.br wrote:
> off-topic

acho que não é off-topic não.

> 	Baseado nisso eu vejo que tenho '2069820K' (2 Gb) de memoria no sistema, dos
> quais '2059228K' estão sendo usados, restando somente '10592K' livres. O problema
> é que já fui informado que o linux aloca todo o espaço de memoria, mesmo não sendo
> usado, se for assim, como eu vou saber os valores reais usados/livres pelo sistema?

Sim, ele tenta colocar na memória o máximo possível de dados, para
evitar buscar no disco informações corriqueiramente acessadas, pois,
como sabemos, acesso a disco é muito mais lento do que acesso a memória.

> 	Ele me informa que estou usando '260676K' de Swap, mas pq se ainda tenho
> miseros '10592K' livres?

O Kernel vai colocando para a swap (memória secundária em disco) os
processos que estão a muito tempo dormindo (sleeping), com o intuíto de
  deixar mais espaço livre na memória física para os dados
corriqueiramente acessados.

> 	Baseado nos dados acima o meu sistema está precisando de mais memoria RAM?

Não necessariamente. Você tem 128 MB praticamente de memória que está em
buffer (ou seja, ele o kernel está guardando estes dados na memória pq
não tem nada a mais pra ele carregar na memória).

Você pode analisar a memória usando o comando free -m.

Na segunda linha, ele dá uma relação entre memoria livre e usada,
desconsiderando buffers e cache. É por ali que você precisa se basear.

Abraço,

Alberto