[GTER] Re: NTOP em FreeBSD

Aristeu Gil Alves Jr suporte at wahtec.com.br
Fri Nov 5 15:59:15 -02 2004

Na época estava em teste uma máquina com freebsd 5.2, kernel atualizado como
RELENG_5_2, usando cvsup em ports, sistema, e no kernel, e portupgrade para
atualizar os pacotes instalados.

O ntop parava de responder na interface web, tanto http quanto https.
Funcionava bem por horas, as vezes dias, quando ia checar, ele não respondia
mais. O serviço ntop ficava ativo ainda assim. É uma maquina com certa
sobra, e a carga da rede não era significativa o suficiente para utilizar
todos os recursos, mas era pra ficar ligada por bastante tempo.

Mais recentemente, fiz um teste baixando para versão stable (em outra
máquina), atualizando o sistema com freebsd-update e ports com portupgrade,
no entanto seguiu-se o mesmo caso. Apenas a interface web deixava de
responder. Não houve acesso externo na porta de gerenciamento. Utilizei
ktrace e kdump na época, e não vi erro aparente. Parei um pouco de
procurar o erro. Estou voltando agora. Farei uma maquina só para este caso,
pois na época, a mesma tinha múltiplas funções (por economia).

Infelizmente não tenho a saída do pkg_info nem kdump para fornecer, mas
garanto que para resolver o problema do ntop, atualizei tudo com
portupgrade. Estranho o problema da interface web não ocorrer com ninguém.
Devo estar fazendo algo errado.

Os manterei informados se derem certo as dicas.
Obrigado a todos.
--Aristeu