[GTER] Manual de MRTG

Giuliano Cardozo Medalha giuliano at usp.br
Thu May 6 17:54:48 -03 2004

Zane,

De maneira simplificada e considerando que voce ja tem instalado na sua
maquina o apache e o mrtg ... seguem alguns comandos ...

O principal comando que utilizamos e o cfgmaker ... que vem na pasta bin
do diretorio principal (ele e utilizado para fazer um " discovery"  de
interfaces no equipamento a ser monitorado por snmp - v1 ou v2):

/usr/local/mrtg-2/bin/cfgmaker --ifref=descr --ifdesc=descr  -c
comunidade <IP do roteador>:::::2   >
../diretorio/nome_do_roteador/nome_da_interface.cfg

Depois voce pode editar o arquivo .cfg, de maneira a otimizar oo padrao
dos graficos gerados, diretorio onde se gerarao as paginas html ... etc.

Gerado o arquivo .cfg, voce podera utilizar o comando mrtg ...

/usr/local/mrtg-2/bin/mrtg
/diretorio/nome_do_roteador/nome_da_interface.cfg

Colocando esse comando no cron, com as devidas regras para evitar logs
indesejados... voce tera as estatisticas medias de utilizacao de
interface ... por exemplo ...
de 5 em cinco minutos .... o maximo que ele suporta na versao original e
estavel.

Segue um modelo de cabecalho principal. para todos os arquivos:

WorkDir: /var/www/html/mrtg/roteador/interfaces
Refresh: 300
Interval: 5
Options[_]: growright, bits
YLegend[_]: Bits per Second
ShortLegend[_]: bits/s

O WorkDir devera estar na arvore de diretorios reconhecido pelo apache.

Se possivel, de uma olhada em:

http://people.ee.ethz.ch/~oetiker/webtools/mrtg/cfgmaker.html

Espero ter ajudado.

Att,