[GTER] Problemas com o Terra - Spamcop

Ivan F. Martinez ml at ivanfm.com
Sun May 2 10:49:47 -03 2004

On Sat, 1 May 2004 13:02:37 -0300
"Antonio Carlos Pina" <apina at infolink.com.br> wrote:

> [...]
ACP> e-mail hotmail.com só poderá enviar e-mail a partir de hotmail.com
ACP> e etc. Não sei se é uma coisa boa. Alguns usuários pode hospedar
ACP> sites no exterior em empresas que não forneçam e-mail e querer
ACP> enviar mensagens pelos seus provedores com o "FROM" como sendo da
ACP> sua (dele) empresa.
ACP>
ACP> Outra coisa a se considerar é quanto tempo achamos que vai demorar
ACP> até que alguém com um servidor comprometido coloque "hotmail.com"
ACP> em suas especificações de DNS e envie o e-mail como @hotmail.com ?
ACP> O SPF não vai barrar isso, somente o bloqueio de IP poderá

O SPF não vai barrar um administrador de dominio que tenha acesso ao DNS
e publique o que quizer, mas vai garantir que não vamos mais ficar
recebendo emails tão forjados como hoje. Todos aqui já devem ter passado
pelo caso de um SPAMMER utilizando o seu dominio no envio de um SPAM e
todos os bounces voltando p/ a rede de quem não tem culpa nenhuma pelo
SPAM. o SPF quando aplicado vai reduzir praticamente a zero esse tipo de
problema.

Com a implementação de SMTP AUTH por todos não vai haver problemas o
cara enviar o email dele pelo servidor do hotmail ou qualquer outro que
seja. Considerando a disponibilidade atual de acesso não vejo isso como
problema, mas é uma coisa a ser implementada em um certo periodo 1/2
anos pelo menos.

Ivan F. Martinez