[GTER] Resolução reversa de DNS

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Sat May 1 11:46:30 -03 2004

Alexandre L. Grojsgold wrote:

> Talvez, mas já existe um sistema, o de registro, até mais confiável, que
> atribui responsáveis a faixas de IP.

     Mais confiável???  Tenta mandar um email para algum responsável do velox,
por exemplo.  Isso para não falar da falta de delegação.

> Ademais, alguem  que esteja realemente mal intencionado pode associar
> qualquer nome reverso ao seu IP.

     Por isso se usa a dupla verificação.  Se nnn.nnn.nnn.nnn reverte para
host.provedor.com.br, então, verifique se host.provedor.com.br aponta para
nnn.nnn.nnn.nnn, se não apontar, rejeite.  O tcpwrapper faz isso, e por
consequencia, qualquer coisa que use a libwrap, ou seja, quase qualquer programa
que se preze hoje em dia.

     É muito facil apontar o reverso para um dns direto falso, mas é mais
complicado mudar o dns direto (não vamos entrar em poisoning agora).

     Além disso, sempre se pode ir um nível acima e ver para quem foi a
delegação do DNS reverso, e esse não pode ser falso.  É mais complicado para uso
em tempo real, mas é muito útil para verificação posterior.

> Considero ainda sem resposta a pergunta.
>
> Bem entendido, não tenho nada essencialmente contra a correta resolução de
> reversos, mas fico com a impressão que sair em batalha por essa causa vai
> ser esforço demais dispendido para resultados que sinceramente não consigo
> antever.

     É uma batalha mais fácil do que a do Spam, pois envolve apenas os admins.

> A resoulação reversa obrigatória cheira a resposta errada à pergunta idem.

     A resposta é 42, só falta descobrir a pergunta.   ;-)

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br