[GTER] Resolu ção reversa de DNS

Antonio Carlos Pina apina at infolink.com.br
Sat May 1 02:22:51 -03 2004

Caro,

Não, não pode. O reverso tem que ser consistente com o direto. Os programas de
Internet atuais consideram "unknown" IPs com reverso e sem direto (como vemos
tantos aí nas redes velox, no dial-up SHASTA do iG e etc).

> Ademais, alguem  que esteja realemente mal intencionado pode associar
> qualquer nome reverso ao seu IP.

Quanto ao responsável, podemos auxiliá-lo no seu trabalho se existir reverso
consistente. Por exemplo, tenho reversos para Dial-up no formato:

endereço-ip-separado-por-traços.dialup.rjo.infolink.com.br

ex:

200-187-68-2.dialup.rjo.infolink.com.br

Eu ESTIMULO e DIVULGO aos interessados que BLOQUEIEM o direct delivery vindo
de "dialup.rjo.infolink.com.br". Dessa forma ganham todos:

a) Eu não preciso bloquear o TCP 25 sainte (nem posso. Alguns usuários discados
hospedam sites em outros provedores de hosting e enviam e-mails (SMTP AUTH) por
eles)
b) Beneficia os outros porque se algum Spammer ou usuário contaminado com
trojan, vírus e etc tente enviar e-mail diretamente, ele não conseguirá;
c) Consequentemente diminui o SPAM e as reclamações, diminuindo o trabalho.

Todos ganham !

Agora, imagine a quantidade de reclamações que eu receberia ?

O reverso age como uma "identidade" do IP para consultas rápidas.

Vejo muitas redes ADSL configurando reverso como xxx-xxx-xxx-
xxx.provedor.com.br. Esse método é muito ruim, pois eu sou obrigado a usar
regras PCRE para o bloqueio (isso quando existe DNS direto compatível com o
reverso). Custaria fazer:

xxx-xxx-xxx-xxx.adsl.provedor.com.br ?

Bastaria bloquearmos adsl.provedor.com.br e todos sairiam felizes.

Na verdade a necessidade do DNS reverso existe quando falamos em qualidade de
serviços e manutenção na Internet.

Agora, permita-me inverter a pergunta. Qual o benefício ESPECÍFICO (fora "não
ter trabalho") você pode apresentar para não termos DNS reverso na Internet ?

-------
apina at infolink.com.br