[GTER] Avisos para remetentes sobre virus

MARLON BORBA MBORBA at trf3.gov.br
Thu Mar 25 12:42:37 -03 2004

hummmm... não seria talvez mais inteligente desenvolver, de uma forma automática, um processo de notificação do detentor do "netblock" do qual  a máquina infectada obteve seu IP (o qual é fácil de descobrir pelo "header" Received")?

[]s,

M.

Bom dia,

Srs(as), sabendo que a lista reune uma grande quantidade
de administradores de redes e outros profissionais dessa area,
gostaria de fazer um pedido.

Se alguem tem algum servidor configurado para avisar o remetente
de mensagens infectadas por virus/worms,  por favor, desabilite
essa opção.

Se conhece alguem que tem e nao faz parte da lista, ajude
a rede inteira orientando-o.

Ja eh sabido que os virus atuais forjam o remetente, e o envio de
avisos so aumenta o trafego na rede e confunde o usuario. Esses
avisos estao se tornando um problema tao grande quanto os
proprios virus. Ja faz parte ha algum tempo das boas praticas
de configuracao desse tipo de software, desabilitar esse aviso,
recomencacao feita por varios grupos/instituicoes.

O numero de chamadas de suporte que atendemos com usuarios
que acreditam que o micro esta infectado porque receberam uma
destas mensagens, eh impressionante.

Aqui eu tenho qmailscanner+clamav+spamassassin, mas nao aviso
ninguem. Se for virus, /dev/null, para o bem da Internet.

Obrigado,
Rodrigo Sanches

/*
Marlon Borba