[GTER] egress X MARK

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Tue Mar 16 10:33:10 -03 2004

http://www.docum.org/stef.coene/qos/kptd/

> é feito depois da chain POSTROUTING da tabela mangle, então.. logo eu
> poderia fazer as marcas na mangle desta chain, mas algo não funciona

Isso confere e já usei assim. Talvez com as regras de iptables e tc que vc
está usando dê para entender pq não funciona.

> como o esperado, outra coisa que tenho dúvida é com relação ao 'rate e
> ceil' nas definições do qdisc. Até agora o que encontrei foram

rate é até que taxa com aquele htb vai transmitir sem perguntar para
ninguém, é a taxa garantida para aquela folha da árvore.
ceil é a taxa máxima com aquele htb vai transmitir se conseguir emprestar
(ceil - rate) do pai dela.

> documentações muito vagas e o método de classificação de pacotes era
> feito pelo u32 classifier( o que não me interessa).

A classificação tem a haver com os filtros, não com qdiscs. A hierarquia de
qdiscs independe de como os filtros são construídos.
E a não ser que você esteja usando marcas baseadas em questões stateful do
netfilter, usar u32 ou fwmarks é equivalente, não acha ?

Rubens