[GTER] Evento: Spam como incidente de Segurança

Marcelo Savio msavio at optiglobe.com.br
Thu Jun 24 10:48:25 -03 2004


 
Evento que acontecerá na próxima semana em São Paulo.

A organização é do Chapter Brasil-SP da ISSA (Information Systems Security Association) http://www.issabrasil.org

===========================================================================================================================ISSA DAY - Spam como incidente de Segurança - 29 de Junho de 2004 

A questão do SPAM é mais que um assunto de TI ou uma mera irritação do usuário. Os novos meios de comunicação exigem um novo olhar sobre os limites éticos e legais do uso da tecnologia. 

O uso adequado do email como estratégia de marketing é primordial para o desenvolvimento dos negócios na Sociedade Digital. Mas para isto é necessário adotar boas práticas definidas pelo Código de Ética Anti-Spam, que é um instrumento de auto-regulamentação que visa orientar as empresas e usuários na prática digitalmente correta do envio de mensagem eletrônica. Norteado por princípios de segurança e privacidade, o tema SPAM exige não somente uma postura institucional da empresa, como também a elaboração de Políticas Eletrônicas Corporativas. 

Como prevenir e se defender de SPAMs, como evitar ser confundido com um spammer ou sofrer ainda com envio de vírus ou fraude eletrônica pelo formato de SCAM são alguns dos assuntos que serão abordados nesta palestra. A proteção a imagem da marca digital é fundamental para a valorização da mesma como ativo intangível, cada vez mais medido no seu potencial de geração de relações e transações pelas vias digitais.

Veja alguns tópicos que serão abordados nas palestras:

* Código Anti-Spam Brasileiro - Com Patricia Peck  

* Spam: Cenário Atual e Técnicas de Sobrevivência - Com Renata Cicilini Teixeira

O valor da inscrição é a doação de 1 KG de alimento não perecível. Esses alimentos serão doados as comunidades carentes através da Prefeitura de São Paulo.

SUCESU - SP
Rua Tabapuã, 627 - Itaim Bibi
das 18:30 às 22:00h.

Palestrantes:

Patrícia Peck

Patrícia Peck é advogada especialista em Direito Digital, associada a Menezes e Lopes Advogados, com um livro inédito sobre o tema publicado pela Editora Saraiva com título "Direito Digital", e participação em outros dois livros "Internet Legal" e "e-Dicas", tendo sido empreendedora e executiva de planejamento, foi Vice-Presidente de Estratégia da Young&Rubicam responsável pela operação digital e de comunicação dirigida Y+R 2.1. Formada em Direito pela Universidade de São Paulo - Largo São Francisco, com extensão em Mercados Emergentes pela Harvard Business School - Boston/USA e MBA em Marketing pela Madia Marketing School, tendo trabalhado para Fidelity Investments - Boston/USA na área de Asset Management de Fundos de Entretenimento e para a Sedgwick - Boston/USA na área de Global Risk Management para clientes como Raytheon, Monsanto, Olimpiadas de Sidney, com um portfolio que inclui marcas como Portugal Telecom, TV Cabo Portugal, Telesp Celular, Yahoo, IG, Telefonica, Speedy, Directv, Globocabo, Banco Real, MTV, Unibanco Seguros, Senac, MSN, Citibank, Colgate, Danone, Elma Chips, Aneel, Sony, Kraft, Kiko´s, Unisa, Visa. Articulista e colunista do Portal da Comunicação, IDG Now, Web Insider e Executivos Financeiros. É Conselheira de Segurança de Informação do ITA - Instituto de Tecnologia da Aeronáutica, Coordenadora Jurídica da Associação de Midia Interativa - AMI, Diretora de Planejamento da Camara-e.net, com artigos e entrevistas para Gazeta Mercantil, Jornal da Tarde, O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, Reuters, EuroNoticias, Internet Business, About, Meio&Mensagem, Jornal O Dia, TV Bandeirantes, TV Globo - Jornal Hoje, GNT, entre outros.

Renata Cicilini Teixeira é bacharel e mestre em Ciências da Computação pela USP de São Carlos. É GCIH (GIAC Certified Incident Handling) e possui formação de Auditor Líder em BS 7799. É membro da ISSA desde Junho de 2003. Durante cinco anos, trabalhou no CAIS, Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Atualmente, trabalha na área de segurança da informação no CPqD Telecom & IT Solutions, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, em Campinas. A palestrante ministra cursos e palestras sobre temas relacionados às suas áreas de atuação e possui diversos artigos publicados. Em breve estará publicando o livro "Spam: A Praga da Internet" pela Editora Novatec.


Mais informações e inscrições no site da ISSA Chapter Brasil-SP : http://www.issabrasil.org ==========================================================================================================================





More information about the gter mailing list