[GTER] duvidinha básica_sobre_rota_estática.

Abelardo Barbosa Jr. skandor_abjr at yahoo.com.br
Mon Jun 21 17:07:55 -03 2004

Os neurônios andam bem mais fritos do que parece, tá tudo errado.

Vão ler os manuais, vão ...

Alexandre Hautequest <hquest at onda.com.br> wrote:
Marlon Borba wrote:
> caros,
>
> sei que é elementar mas meus neurônios estão fritos e não consigo
> trabalhar bem hoje. então aqui vai:-
>
> suponhamos que o meu cisco tenha 2 rotas estáticas, ambas para IPs
> reservados da classe 192.168.X.X mas com diferentes netmasks (por
> exemplo, 192.168.0.0/16 e 192.168.0.0/24, ambas com diferentes
> gateways). a mim me parece que, em chegando um pacote para 192.168.1.1,
> ele será endereçado para o gateway da rede que tiver a máscara mais
> "ampla" (isto é, o /16). isso procede?

Na teoria deveria ser, mas pela mensagem parece que isto não está dando
muito certo. A ordem das rotas talvez seja importante, deixar a rede /24
acima da rede /16 pode garantir a entrega pra rede 192.168.0.0 pelo
gateway certo. Ou o contrário, já que a Cisco adora inverter tudo.

Fora isto, o resto seria especulação.

--
Alexandre Hautequest