[GTER] Nomenclatura de hosts

Marlon Borba mborba at trf3.gov.br
Tue Jun 15 14:33:28 -03 2004

Alex Hubner wrote:
> Amigos da lista,
>
> Sou leigo no assunto, mas gostaria de saber se existe alguma razão racional
> e padronizada em se adotar nomes como "lw-dist01-1.locaweb.com.br",
> "chi-core-01.inet.qwest.net", e tantos outros para hosts e roteadores que
> tanto vemos ao fazermos trace-routes. Existe algum padrão para estes nomes?
> Procurei mas não encontrei nenhuma referência sobre o assunto (existe alguma
> RFC?). Vai do sabor da vontade dos networkadmins destas carriers e/ou dos
> donos dos backbones colocar os nomes que bem entendem ou existe algum
> [...]

tenho a impressão de que isso depende das convenções internas (e das
opiniões dos administradores) das redes em que estão os equipamentos,
não sendo, portanto, factível padronizá-los em RFCs. claro que há um
sentido, compreensível para quem criou o padrão usado na denominação das
máquinas.

[]s,

M.

--
                Marlon Borba
mborba at trf3.gov.br - marlonborba at acm.org
Membro da/Member of  ACM/IISFA/ISOC/ISSA