RES: [GTER] Distro

Camila Lui_Gedas Camila.Lui_Gedas at abril.com.br
Mon Jun 14 12:15:50 -03 2004

Bom dia Jean,

A escolha da distribuição deve ser feita de acordo com as suas necessidades: suporte, fácil administração, update disponível/automático, distribuição homologada ou não para determinado aplicativo, etc.

Verificar se existe suporte no Brasil e qual a qualidade deste suporte, para quando você precisar, não ter problemas na demora do retorno ou se aquele ou outro ploblema não está "coberto" por aquele suporte...
No entanto, dependendo da distribuição que você escolher, poderá obter muitas respostas em listas e sites especializados.

Em relação a administração e uptade de distribuições, as que recomendo por serem de fácil administração são: SuSE, Conectiva e Red Hat, lembrando-se que o update do Red Hat é pago, já do SuSE Professional e Conectiva são free.

A Conectiva tem um conteúdo interessante no seu site (em Português) sobre configurações, dúvidas frequentes etc (http://www.conectiva.com.br/cpub/pt/suporte/perguntaserespostas.php). A SuSE também possui em inglês o Support Data Base (http://sdb.suse.com/en/). Eu sei que o SuSE tem suporte à instalação durante 90 dias, aqui no Brasil no seu distribuidor (www.suse-brasil.com.br) após a compra do software. Já o Conectiva não sei qual o prazo de suporte.

Espero ter ajudado.

Camila Lui