[GTER] Meio OFF-TOPIC

Mauro Carvalho Chehab mauro_chehab at yahoo.com.br
Sun Jul 25 22:14:41 -03 2004

Dickson,

    Já trabalhei em 1997 em um projeto que utiliza placas Cyclades com
esta finalidade. Na ocasião, usávamos placas para até 32 portas,
simultaneamente utilizadas. Funciona bem, estando até hoje em operação.
Creio que, na época, eram placas série Y, PCI (também testamos placas
ISA). Na época, em um Pentium 100 (topo de linha, na ocasião, kernel
2.0) colocamos programas para geração de tráfego em cada porta e
testamos a performance. Não me lembro dos números, mas, usando 9600 por
porta de tráfego contínuo em cada porta, havia perda de performance após
certa quantidade de portas, mas não houveram situações de perda de
informações. Provavelmente nas máquinas mais recentes e placas mais
novas, este problema não deve mais existir.
    Não custa você verificar a possibilidade de utilização de um
servidor de acesso remoto (como os da Cyclades) e roteadores pequenos
com muitas portas seriais, como os Cisco série 25xx. Uma vantagem da
utilização do Linux é a possibilidade de utilização de scripts para
tarefas automáticas em todos os equipamentos.
    A propósito: não se esqueça de remover os comandos AT que o minicom
envia pela linha ao ser inicializado.