[GTER] dns reverso embratel - 2 pacotes de 64

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Thu Jul 22 14:43:28 -03 2004

Danton Nunes wrote:

> sim, mas se essa autoridade central estiver fora do teu alcance voce vai ter
> que dançar de acordo com a música que eles tocarem nos CNAMEs, que é o caso da
> mensagem que originou esta 'thread'.

     Talvez eles simplesmente não tivessem pensado nessa idéia antes.  ;-)

> de qualquer jeito acho que isso que você está fazendo não está violando a
> BCP-20 e deve funcionar sem problemas.

     Também achei..

> mas bem mais bagunçado. e só serve para o caso muito particular em que voce só
> tem um domínio 'direto' e voce mesmo tem a faca e o queijo, isto é, o poder de
> delegar a sub-zona do in-addr.arpa. mas, se você já tem esse poder, para que
> fazer a delegação? não seria muito mais fácil ir no arquivo onde voce coloca
> os CNAMEs e colocar os PTR lá de vez?

     Na verdade, o exemplo simples não demonstrou a complexidade.  Isso
é usado em lugares onde existem delegações de /26 para entidades
diferentes.  Nesse caso, o in-addr.arpa apontaria para um culpado, e
esse culpado poderia redefinir os nomes.  Serve até como operação TMR
para o delegador superior, caso o inferior não sirva DNS direito.

> bobagem. viola coisa nenhuma, por outro lado é desnecessário.

     Desnecessário não é.  Mas concordo com voce que pode não ser
prático para os casos onde existem várias zonas em questão.  Para
distribuir para vários sub-dominios individuais, com mascara /26, me
pareceu muito simples e fácil de manter.  Inclusive por que voce pode
colocar o DNS direto e reverso de cada máquina um embaixo do outro, no
mesmo arquivo, sem perigo de trocar um e esquecer o outro.