[GTER] Problemas de navegacao no backbone da Telefonica

Gustavo Molina gustavo at molina.com.br
Thu Jan 22 17:58:43 -02 2004

Hello Rubens,

> Alguém mais está percebendo problemas de navegação a partir do Speedy /
> Telefônica ? Desde ontem à noite a navegação Web está com um alto índice de
> falhas e às vezes de indisponibilidade total,
> mas tráfego POP3, SMTP e SSH não parece ter sido afetado. Dá pinta de que
> um novo projeto de cache foi implantado e está fazendo água... alguém mais com
> a mesma sensação ? Sites de grande
> visitação (portais, registro.br etc.) notaram queda de audiência ou aumento de reclamações ?

O  que notei foi que ontem, às 3 da manhã, o meu speedy (no Itaim-bibi, acho que
usa  a  central  VM) não estava se comunicando com nada que estivesse na rede da
Telefonica,  como  um  speedy business no Brooklin, outro em Perdizes e outro em
Embu,  assim  como  o  site  www.speedy.com.br  e www.telefonica.net.br . Nenhum
desses  entrava.  A  conexão, porém, estava perfeita para todas as outras redes,
tanto  aqui  quanto  no exterior. Os speedys em Perdizes e Interlagos também não
acessavam  o  www.speedy.com.br  .  Então  pensei:  "Ah,  se  o  site deles está
inacessível,  eles  arrumam  logo".  Às 11 da manhã, após concluir que não iriam
arrumar  se ninguem reclamasse, me aventurei a ligar. Após relatar o problema, e
ouvir  perguntas  como  "Ah, mas você então está tentando fazer conexão entrante
com outra linha speedy? ", consegui contactar um técnico.

Ele entendeu o que eu queria dizer por "está parando no terceiro hop, quando dou
traceroute".  Fez  uns  testes  (fiquei uns 20 minutos na linha), ficou um pouco
surpreso  e  concluiu  que  realmente  era  um problema interno deles, e que ele
contactaria o técnico da central para ele dar uma olhada, e que estaria arrumado
em 24 horas.

Pouco mais de 24 horas depois, aqui de meu lado está tudo em ordem. Acredito que
fosse  algo  relacionado  a  roteamento, e o problema que descrevi afetava tudo.
ICMP, TCP e UDP.

---
Gustavo Molina          mailto:gustavo at molina.com.br