[GTER] Emails p/ o IG

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Fri Jan 16 17:54:16 -02 2004


Acho que vale diferenciar o que iniciou esta thread e para onde ela
descambou: problemas de falha continuada de disponibilidade de uma rede ou
serviço são bem mais graves do que reclamações de violação da netiquette ou
AUPs, e muito menos freqüentes. Assim, responder a questões como essa
levantadas pela comunidade é algo tanto mais importante(pelo grau em que
afeta outros serviços), quanto não tão trabalhoso (dado que esse tipo de
falha é bem ocasional).

Quanto à política de comunicação, me parece algo cultural em que podemos
evoluir. Muitos backbones americanos tem sistemas de avisos de falhas de
disponibilidade abertos a não clientes, alguns inclusive permitem consulta
anônima a master-tickets (trouble-tickets abertos pelo próprio operador
descrevendo um problema grave e/ou que afeta múltiplos cientes). Por aqui
isso parece se confundir com "deixar as vergonhas de fora", quando são
ocorrências naturais de sistemas que não tem 100% de disponibilidade.



Rubens


----- Original Message ----- 
From: "Marcos Jesus" <marcos.jesus at comsat.com.br>
To: "'Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes'"
<gter at eng.registro.br>
Sent: Friday, January 16, 2004 4:58 PM
Subject: RE: [GTER] Emails p/ o IG



 Alexandre,

    embora o comportamento que voce sugere possa estar presente, não seria
justo considera-lo padrão e mesmo deixar de
acreditar nos canais de tratamento dos problemas.

    Em empresas grandes há um problema de politica de comunicação,
principalmente quando esta comunicação se refere a
problemas sejam internos ou de clientes. Por isto acho pouco provavel que
voce veja um problema desta natureza sendo discutido em
uma lista como esta pelos envolvidos no mesmo.

    Outra coisa se refere a conta abuse, no caso da minha empresa eu
pessoalmente leio a maioria das reclamações, e se voce me perguntar se
eu respondo a todos a resposta é claramente não. Não por descaso, muito pelo
contrário, é que em alguns casos é Humanamente impossivel, quando algum
cliente
faz um spam por exemplo. Contudo te garanto que fazemos a tratativa de todos
os casos.

     Acho que a lista é valida para discutirmos as idéias e procuramos
soluções para melhorar a rede no Brasil como um todo. Mas assino embaixo do
que o Fred. disse.

  Marcos Jesus dos Santos
  Comsat International





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> De: Alexandre Hautequest[SMTP:hquest at onda.com.br]
> Responder: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
> Enviada: Friday, January 16, 2004 3:33 PM
> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
> Assunto: Re: [GTER] Emails p/ o IG
>
> Frederico A C Neves wrote:
> > Herman,
> >
> > Não acredito em descaso muito menos em distanciamento.
>
> Opinião de um mero usuário:
>
> Eu acredito. Tanto em descaso quanto distanciamento.
>
>
--
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