[GTER] Emails p/ o IG

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Fri Jan 16 11:36:25 -02 2004

On Fri, 16 Jan 2004, Jorge Godoy wrote:

> Essa é uma falha de implementação no qmail... Deve haver algum patch
> por aí para que ele faça a checagem antes, não?

não creio que seja uma falha de implementação, parece uma questão ligada à
própria arquitetura do qmail. de qualquer jeito eu fiz um patch que serve ao
meu ambiente de domínios virtuais mas precisaria ser mais desenvolvido para
situações mais gerais.

acredito que a opção por não confirmar a validade de um destinatário seja
deliberada, ainda mais partindo do DJB.

> Acho que o correto é adotar a política de poisoning: o primeiro erro
> vem rápido, o segundo demora mais, o terceiro mais ainda e assim vai,
> com um atraso exponencial. Desta maneira o spammer fica preso e você
> perde apenas uma conexão ao invés de diversas conexões para dar os
> erros.

sim, meu patch do qmail faz isso! eu o postei numa lista, acho que foi na
spam-l, há algum tempo, mas de lá para cá ele sofreu pequenos retoques. vou
coloca-lo em algum ftp anônimo, mas advirto que foi feito para um ambiente
muito específico (standard disclaimer).

danton