[GTER] Alto volume de MAC do tipo Multicast IP em Vlans

Giangrossi, Igor igiangrossi at riverstonenet.com
Tue Jan 6 20:54:35 -02 2004

Ricardo,

No XP8600 (e provavelmente na maioria dos switches) todos os MAC addresses são armazenados da mesma forma nas tabelas de L2, seja multicast ou unicast, com exceção dos MACs do próprio equipamento. Então, ter vários MACs de multicast é o mesmo que você tivesse vários hosts conectados naquela VLAN.

A capacidade e utilização da tabela MAC de cada porta pode ser verificada pelo comando "l2-tables show port-macs port <porta>". Você verá contadores para o número MACs registrados naquela porta como origem (hosts conectados naquela porta) e como destino (hosts que mantêm comunicação com aquela porta), além do número máximo de MACs suportados.

Com relação ao preenchimento da tabela, existe um threshold (que se eu não me engano é 95% por default, os valores aparecem neste mesmo comando) que quando excedido, o equipamento começa a retirar os MACs que estão sem trafegar a mais tempo para colocar os novos MACs. Quando a utilização atinge um outro threshold (creio que 85% por default), o equipamento pára de efetuar este gerenciamento e volta a fazer o learning/aging da forma tradicional.

Se estes MACs multicast não forem esperados (não houver várias fontes multicast na rede), seria interessante investigar de onde eles estão vindo. Lembre-se que existem endereços multicast pré-definidos para protocolos de controle (ex: Spanning Tree e GARP) que começam com 01:80:C2. Fontes de streams IP multicast utilizarão MACs começando com 01:00:5E.

Espero que tenha ajudado...

[]'s

Igor Giangrossi
Systems Engineer