[GTER] Recorde de Registros

Marlon Dutra marlon at debian-rs.org
Mon Feb 9 20:38:37 -02 2004

On Mon, Feb 09, 2004 at 07:59:25PM -0300, I guess Omar Kaminski told:
> Já que o registro.br se exime da responsabilidade, se utilizar esse
> método, fatalmente será responsabilizado em caso de erro, benefícios a
> um em detrimento a outro, e haverá burocracia excessiva, necessidade
> de envio de documentação comprobatória, etc.

Certamente a burocracia é um problema e é possível que haja falha humana
no processo, gerando alguma espécie de discriminação.

Eu acho que é mais uma questão de bom senso. Tem coisas realmente
absurdas sendo registradas. Não me refiro à pornografia, mas sim a
tentativas de se aproveitar de erros de digitação, forjar sites, etc.
Isso ao meu ver é crime.

Não que o registro.br deva se *responsabilizar* por isso, mas que
poderia evitar muita coisa, isso sim poderia.

99% das pessoas que registram esse tipo de domínio fazem isso porque
sabem que não há nenhuma filtragem. Duvido que eles iriam requerer o
direito de registar se houvesse uma intervenção humana.

> O fato é que, quanto mais registros há, menores são as chances de
> problemas. O que falta mesmo é uma solução arbitral.

Certamente a proporção de problemas é muito pequena, mas a quantidade
aritmética é preocupante. Qual será a intenção dessa empresa de Pelotas
que foi citada aqui? Certamente não há nada de bom por alí. O negócio
dos caras é criminoso e deveria ser tratado como tal.

Infelizmente as coisas no Brasil andam muito devagar juridicamente, e o
registro.br não tem autonomia (ainda) para dizer não e deixar por isso
mesmo.

Sendo a Internet no Brasil controlada pelo governo (CG), eu acho que
deveria existir uma normatização quanto a isso. Afinal, quem perde com
isso tudo é a própria população.

--
MARLON DUTRA
Propus