[GTER] Controle de banda

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Dec 29 11:50:34 -02 2004

On Wed, 29 Dec 2004, JOAO CARLOS MOURA wrote:

> Olá pessoal.
> Sou novo na lista e tenho acompanhado as discussões de alto nível. Parabens.
> Tenho um problema, mais na verdade não sei se faz parte do escopo da lista.
> Preciso garantir um banda de 30kbits para um equipamento que tenho na minha
> rede.
> Já tentei o CBQ para fazer isso. Crie uma regra que diz para limitar a banda
> de 32kbits para o IP XXXXX. Mais preciso garantir esta banda para este IP
> mesmo quando alguém inicie um download na rede.
> Alguém pode me dar uma sugestão?

o que você quer, exatamente? garantir uma velocidade fim-a-fim ou limitar
a vleocidade de entrada em 30k? se a idéia é garantir alguma coisa
fim-a-fim, a resposta, de maneira geral, é você não pode. existem técnicas
de reserva de banda, mas todos os roteadores (bem, nem todos)
intermediários tem que estar de acordo.

por outro lado, se você quer somente limitar a velocidade a no máximo x
kbps, então CBQ está ok.