[GTER] Opinião: Servidor de email Linux

Anderson Nadal security at onda.com.br
Mon Dec 27 13:50:23 -02 2004

Ola.

Bom, eu aconselho o postfix como MTA.
Para pop e imap vc pode usar o cyrus ou courier-imap, acredito que
qualquer um dos dois deve se comportar bem.
Uma ideia é colocar mais de um server respondendo por esses servicos,
nao coloque tudo somente em um unico hardware, pois ele vai ficar sobre
carregado.
Vc pode fazer um esquema com o amavisd-new que vc recebe os e-mails em
seu MX, manda para outro somente para ser verificado contra virus, spam,
etc  e depois ele devolve para o seu MX para o armazenamento.
Se vc tiver uma grana para investir um um sistema de armazenamento
distribuido vc pode fazer um load-balance dos seus servicos de pop,
imap,etc...
Uma dica importantes, se nao for utilizar o courier-imap ou o cyrus, nao
utilize o formato de armazenamento mailbox, a performance do sistema vai
ficar ruim, considere o formato Maildir ou o proprio formato do Cyrus,
são bem mais rapidos.

Espero ter ajudado.

[]'s
Nadal