[GTER] Dominio Reservado

Marlon Borba mborba at trf3.gov.br
Thu Dec 23 14:40:19 -02 2004

Em Qui, 2004-12-23 às 15:21 -0200, alexandremh escreveu:
> Acho que o pior dos casos e que infelizmente acredito não ter solução
> (porque não está sob responsabilidade do registro.br e nem da legislação
> brasileira) é o caso do dominio www.fapesp.org que aponta para um empresa de
> hospedagem brasileira e não a entidade FAPESP que todos conhecem. Vejo este
> caso com bem grave em relação ao uso indevido do dominio que não pertence a
> entidade/empresa original.

Segundo a FAPESP, que alertei há tempos sobre esse assunto, eles estão
tentando tomar providências a respeito. No entanto, creio ser isso
bastante difícil, porque para a legislação estrangeira e as regras dos
registries de lá fapesp.br e fapesp.org são BEM diferentes...

De qualquer forma, acho que o melhor "firewall" para impedir essas
práticas é mesmo prevenir os usuários e mantê-los informados sobre tais
fraudes. Aliás, nós, que somos parte dos grupos que apóiam o Comitê
Gestor da Internet/Brasil, poderíamos sugerir ao citado promover uma
campanha de esclarecimento, talvez por meio da imprensa brasileira, para
que o grande público tenha conhecimento dos fatos.

Abraços,

Marlon.