[GTER] OUTRA DUVIDA: QoS cliente -> provedor - vale a pena?

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Sat Aug 28 13:43:35 -03 2004

>     É possível garantir banda de uma aplicação em uma rede pura
Frame-relay
> (digo do tipo sem cair em uma MPLS) ? Se sim, como isto é implantado ?

Não diretamente pela nuvem, mas pelos roteadores que ligam às redes locais a
ela.

>     Desculpe a minha ignorância, mas eu não sei como funciona uma nuvem
FR.
> Ela é toda nível 2 ou temos roteadores e consequentemente eles lêem a
camada
> 3 e prove o QoS ?

Nível 2, mas a interação dela com os demais segmentos é usualmente feita por
roteamento... e nesses roteadores pode ser aplicada uma política de QoS.

>     Também estou precisando de materiais relacionados a MPLS. Se alguém
> tiver, por favor me informe.

Do ponto de vista do cliente o MPLS é algo muito transparente... parece um
link IP comum.
Aliás, mesmo Frame-Relay é algo que deveria ser... eu acho muito
questionável uma decisão de investimento num parque de roteadores com porta
FR atualmente, dado o ritmo de mudanças tecnológicas. Eu acho que os
clientes de redes WAN deveriam especificar uma rede WAN assim:
- Conexão entre as pontas A, B, C com uma determinada matriz de tráfego
mínimo garantido e tráfego desejado (tráfego de nível IP, sem overhead)
- Conexão IP entre essas pontas, especificando um plano de endereçamento
- Requisitos de disponibilidade e latência
- Interface Ethernet para acesso de cada rede local ao equipamento da
operadora

E aí se a operadora implementa isso com Frame-Relay, MPLS, VRF, X.25...
problema dela. Isso talvez ajudasse a acabar com uma distorção atualmente
presente no mercado, em que os serviços de IP-VPN MPLS custam mais caro do
que seus equivalentes Frame-Relay, quando pela uso otimizado da estrutura da
operadora deveriam custar menos...

Rubens