[GTER] QoS cliente -> provedor - vale a pena?

Giuliano Cardozo Medalha giulianocm at uol.com.br
Thu Aug 26 20:15:45 -03 2004

Leonardo,

Nao tenho certeza sobre isso, mas acredito que um provedor possa
contratar links internacionais e nacionais com
reserva de banda e QoS baseada em um arquitetura diffservice e/ou MPLS
(servicos de VPN) de operadoras de Telecom. Porem, quando a sua
informacao sai dessa operadora ela entra em um outro backbone (de outra
operadora)... que pode nao ter infra-estrutura suficiente ... ou a
contratacao de servicos desse tipo nao e suportada. Assim, ate chegar ao
seu destino (um ervidor nos EUA, Japao ou Europa .. ex.)... pode ser que
a sua  informacao tenha passado por locais (backbones) com niveis de
servico comuns (best effort) ... com alto descarte por ex..

Sei que existem solucoes coorporativas, para interligacao de diversas
unidades (escritorios) de uma empresa
atraves de um backbone (nuvem) MPLS por exemplo. Com isso, é instalado
na borda de cada unidade um elemento roteador que tem capacidade
de marcar e priorizar pacotes IP, que serao mapeados para "caminhos"
diferenciados ... quando passam pelo backbone da empresa de telecom.
Esses caminhos (fim-a-fim ou borda-a-borda) sao configurados com
diversos parametros que se adequam aos diferentes
tipos de aplicacoes de voz, dados e video.

Quanto a questao do "last mile" (acesso) ate o seu provedor, acredito
que trabalhando a reserva de banda na borda, voce podera priorizar
algumas aplicacoes suas perante a largura de banda que voce contrata na
operadora (64 k, 256K ... 2 Mb)... descartando mais FTP frente a HTTP
por ex.. Porem, quando as suas informacoes passam pelo elemento de borda
da operadora ... elas tendem a ser tratadas da mesma forma .... seja
para o descarte, enfileiramento ... Mas isso varia muito ...Como e o
"Last Mile"  ???  Frame Relay, ATM, canais TDM, Fast Ethernet ? E como e
o backbone da operadora ? Gigabit, Sonet/ SDH, Frame Relay ?

O ideal seria ... em casos especiais ... de aplicacoes como VoIP,
Videoconferencia, Streaming de video UDP, aplicacoes criticas de
empresas (SMTP, SAP, aplicacoes de controle remoto para robos de
cirurgia medica) ... contratar canais ou servicos (WAN) dedicados
(fim-a-fim) de uma operadora, nao ? Dependendo do contrato .. a
operadora pode lhe entregar um canal de dados da borda da sua empresa
... ate a borda da empresa remota (provedor por ex.)... com alguns
parametros de servico garantidos fim-a-fim ... Acredito que isso va
envolver mais de uma operadora .. mas havera uma negociacao entre elas
... para garantir o que voce esta contratando em termos de nivel de
servico acordados (SLA). Voce pode ate ter uma topologia com um unico
ponto concentrador ... caso tenha de atender varias empresas ... ou
"totalmente conectada" ... como dizem.

Com certeza ha um custo envolvido nesses perfis (modelos), porem, com a
demanda de novas aplicacoes aumentando ... pode ser que a oferta faca
com que o servico esteja cada vez mais disponivel para varios tipos de
usuaios: de coorporativos ate residenciais.

Att,

Giuliano