[GTER] QoS cliente -> provedor - vale a pena?

Fernando.SCamargo at mercantil.com.br Fernando.SCamargo at mercantil.com.br
Thu Aug 26 16:56:06 -03 2004

Eu faço QOS na minha interface interna e externa, assim posso fazer o que
quiser com o pacote (delay,drop etc..), uma vez dentro do meu kernel eu
controlo da forma que quiser esses pacotes, eu utilizo qdiscs com
hierarquia como o HTB assim eu divido em classes os meus tráfegos, esse
tipo de divisão permite que classes que estão com banda sobrando
"emprestem" banda para as outras irmãs dela (sobrou no http, empresto pro
ftp).
Os podutos de QOS do mercado fazem isso(packet shaper da packeteer ou
flood gate da checkpoint), o linux com htb tb(grátis).

Agora, controlar a massa de dados que ENTRA pela sua interface, o Linux
faz isso com o IMQ que é um dispositivo virtual que trabalha juntamente
com iptables, nesse você trabalha com marcação de pacotes e joga nas
classes da sua interface imq de acordo com a marcação feita, sendo assim
você os enfileira nessa interface virtual e não na fisica, sacou a
idéia?Ai depois é so anexar as suas qdiscs na sua interface imq fazer
delay na entrada.
Essa é a única forma que eu encontrei de fazer qos na entrada no Linux, a
outra forma só rola  dropando os pacotes ai não faz delay nem nada do
mesmo.

Estive testando o packet shaper aqui e ele trabalha com enjanelamento tcp
para esse tipo de tráfego que ENTRA pela interface.

Agora se você tem uma ferramente de QOS que possui duas interfaces acho
que não preocuparia com qos na entrada da interface, só no que sai dela
pra fora, e você ainda encontra essas vantagens da permitir uma pegar
banda reservada para outra, se sobrar na outra é claro, e a implementação
é bem mais simples.

t+

"Leonardo Gama" <leonardo.gama at gmx.net>
Enviado Por: gter-bounces at eng.registro.br
26/08/2004 15:18
Favor responder a Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes