[GTER] Re: QoS cliente -> provedor - vale a pena?

Dickson dos Santos Guedes guedes at unisul.br
Thu Aug 26 13:17:57 -03 2004

>From: "MARLON BORBA" <MBORBA at trf3.gov.br>
>To: <gter at eng.registro.br>
>Subject: [GTER] QoS cliente -> provedor - vale a pena?
>
>prezados,
>
>tenho algumas aplicações dependentes de internet e acessos a "sites"
>governamentais que gostaria de priorizar, reservando-lhes em determinados
>horários maior largura de banda. é possível, e sabem se os grandes
>provedores o fazem, implementar mecanismos de QoS fim-a-fim entre cliente
>e provedor para, pelo menos até este, dar preferência ao tráfego de serviço?

> [...]

Marlon,

Aplicar politicas de QoS dentro de uma estrutura corporativa é
até viável e aceitável, porém não se pode garantir qualiadade
de serviço quando partindo-se do provedor os dados são obrigados
a passar pela nuvem Internet até o cliente.

Como você pensa em implementar mecanismos de QoS-fim-a-fim?
Seria usando uma estrutura de acesso para seus clientes? Esses
clientes são internos ou externos à sua rede?

[]s

Dickson dos Santos Guedes <guedes at unisul.br>
Assessoria de Tecnologia da Informação
UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
fone: (0xx48) 621-3200 - site: www.unisul.br