[GTER] Sugestoes para contratacao de link

Richard Schildberg - GMX richschildberg at gmx.de
Fri Aug 13 12:42:23 -03 2004

Daniel,

E3 é uma interface de baixo volume comparado com outras como STM-1, FE,
ou GE portanto de custo de producao e manutencao altos. Eu evitaria E3.
Com certeza Ethernet seria a melhor solucao se a operadora puder lhe
oferecer serviços EoS. Pelo que eu sei o HW de STM-1 (OC-3) é
extremamente caro em roteadores (e ninguém sabe explicar o por quê).
Caso a operadora já ofereça EoS, eu recomendaria uma interface GE
mapeada em um container VC-3 (51 Mbps) e granularidade de 51 Mbps. A
tendência de mercado é que o preço Mb vai desabar em servcos utilizando
EoS quando comparados com linhas privadas TDM. GE interfaces sao também
mais interessantes em preco. Existem também opcoes para mapear em
nxVC-12 (2Mb/s) mas creio que essa tecnologia demorara mais uns 2 ou
tres anos para estar disponível para cliente final. Nos desenvolvemos
chips para essa área e nossos cliente estao desenvolvendo produtos agora
com granularidade 2Mbps.

Richard